Usando textos científicos em aulas


ATIVIDADE
Artigos Científicos

Objetivo:  Apresentar a contextualização das pesquisas e um aprofundamento sobre o universo.
Artigos:
2.      Universo em ebulição”.(Marcelo Gleiser).



Referências:
1.      Artigo:
b)      Resumo: O autor faz referência a um fato do progresso que os físicos já haviam feito no tocante à explicação do que era conhecido experimentalmente sobre partículas elementares e campos; como, enquanto estudante, tivera de aprender uma grande variedade de fatos heterogêneos sobre partículas, forças e simetrias; como, de meados dos anos 60 até meados dos anos 70, toda essa miscelânea era explicada no que hoje é chamado o Modelo Padrão das partículas elementares; como aprendemos que esses fatos heterogêneos sobre partículas e forças podem ser deduzidos matematicamente de uns poucos princípios bem simples; e como um grande “A-há!” coletivo irrompeu da comunidade dos físicos.

c)      Os alunos passarão a compreender um pouco mais sobre os limites da  explicação científica e uma contextualização sobre  pesquisa na área de física.


2.      Artigo:
b)      Resumo: O autor propôs a oportunidade de visitar alguns temas, um deles despertou grande interesse, foi justamente a origem do Universo. O que não é muito surpreendente. Eu costumo dizer que existem três grandes problemas em ciência que cativam a imaginação não só dos cientistas, mas também do público em geral: os problemas das três origens, a do Universo, a da vida e a da mente. (Eles não são os únicos, mas, certamente, estão entre os mais populares.)
c)      Os alunos compreenderão a origem do universo com uma visão mais específica e aprofundada sobre a visão do universo.