Objetivo | Conteúdo | Procedimentos de avaliação | Metodologia | Bibliografia Básica | |
1º | Introduzir o primeiro contato dos alunos com os conceitos fundamen-tais da cinemática. | 1. Introdução a física;1.1 Grandezas física; 1.2 Sistema internacional de unidades; 1.3 Conversão de unidades; 1.4 Potências de dez; 2. Cinemática; 2.1 Movimento retilíneo uniforme; 2.2 Velocidade; 2.4 Queda livre; 3. Vetores – movimento circular; 3.1 Soma de vetores; 3.2 Vetor velocidade e Vetor aceleração; 3.3 Movimento circular; 3.4 Composição de velocidades; 4. Leis de Newton; 4.1 Força, a 1ª Lei de Newton; 4.2 Equilíbrio; 4.3 Terceira Lei de Newton; 4.4 Força de atrito; | . Avaliação qualitativa=frequência, visto de cadernos, trabalhos e pesquisas; | Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio | (Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único |
2º | Algumas consequên-cias das leis estudadas. Relacionar os conteúdos estudados no cotidiano. | 5. Segunda Lei de Newton; 5.1 Unidades de força e massa; 5.2 Massa e peso; 5.3 Aplicação da 2ª Lei de Newton; 5.4 Queda c/ resistência do ar; 5.5 Forças no movimento circular; 5.6 Movimento de um projétil; 5.7 Aplicação das Leis de Newton a um sistema de corpos; | Experimentos fixadores dos conteúdos , atividades de pesquisa e aaliações. | Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio | (Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único. Halliday Livro Fundament-os da Fisica - Halliday – 8º edição |
3º | Desenvolver o interesse e a curiosidade pela natureza. Incentivar a autonomia do aluno para realizar as tarefas do grupo | 6. Gravitação universal; 6.1 As leis de Kepler; 6.2 Mov. De Satélites; 6.3 O triunfo da gravitação Universal; 7. Hisdrostática; 7.1 Pressão e massa específica; 7.2 Pressão atmosférica; 7.3 Variação da pressão com a profundidade; 7.4 Equação fundamental; 7.5 Princípio de Arquimedes; | Avaliação quantitativa = (avaliação global + avaliação parcial;) . Avaliação qualitativa=frequência, visto de cadernos, trabalhos e pesquisas; | Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio | (Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único. Halliday Livro Fundament-os da Fisica - Halliday – 8º edição |
4º | Construir esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados; | . Trabalho de uma força; . Energia cinética; . Conservação da energia mecânica; . Impulso de uma força; . Conservação da quantidade de movimento e colisão; | Seminários com experimentos e a última avaliação bimestral | Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio | (Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único. Halliday Livro Fundament-os da Fisica - Halliday – 8º edição |
| | | | | |
Plano de curso
Assinar:
Postagens (Atom)