Plano de curso


Bi
Objetivo
Conteúdo
Procedimentos de avaliação
Metodologia
Bibliografia Básica

Introduzir o primeiro contato dos alunos com os conceitos fundamen-tais da cinemática.
1. Introdução a física;1.1 Grandezas física;
1.2 Sistema internacional de unidades;
1.3 Conversão de unidades;
1.4 Potências de dez;
2. Cinemática;
2.1 Movimento retilíneo uniforme;
2.2 Velocidade;
2.3 M.R.U.V;
2.4 Queda livre;
3. Vetores – movimento circular;
3.1 Soma de vetores;
3.2 Vetor velocidade e Vetor aceleração;
3.3 Movimento circular;
3.4 Composição de velocidades;
4. Leis de Newton;
4.1 Força, a 1ª Lei de Newton;
4.2 Equilíbrio;
4.3 Terceira Lei de Newton;
4.4 Força de atrito;
. Avaliação qualitativa=frequência, visto de cadernos, trabalhos e pesquisas;
Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio
(Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único


Algumas consequên-cias das leis estudadas.
Relacionar os conteúdos estudados no cotidiano.

5. Segunda Lei de Newton;
5.1 Unidades de força e massa;
5.2 Massa e peso;
5.3 Aplicação da 2ª Lei de Newton;
5.4 Queda c/ resistência do ar;
5.5 Forças no movimento circular;
5.6 Movimento de um projétil;
5.7 Aplicação das Leis de Newton a um sistema de corpos;


Experimentos fixadores dos conteúdos , atividades de pesquisa e aaliações.

Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio

(Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único.

Halliday Livro Fundament-os da Fisica - Halliday – 8º edição




Desenvolver o interesse e a curiosidade pela natureza. Incentivar a autonomia do aluno para realizar as tarefas do grupo


6. Gravitação universal;
6.1 As leis de Kepler; 6.2 Mov. De Satélites;
6.3 O triunfo da gravitação Universal;
7. Hisdrostática; 7.1 Pressão e massa específica;
7.2 Pressão atmosférica;
7.3 Variação da pressão com a profundidade;
7.4 Equação fundamental;
7.5 Princípio de Arquimedes;


Avaliação quantitativa = (avaliação global + avaliação parcial;)
. Avaliação qualitativa=frequência, visto de cadernos, trabalhos e pesquisas;

Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio

(Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único.

Halliday Livro Fundament-os da Fisica - Halliday – 8º edição




Construir esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados;

. Trabalho de uma força;
. Energia cinética;
. Conservação da energia mecânica;
. Impulso de uma força;
. Conservação da quantidade de movimento e colisão;

Seminários com experimentos e a última avaliação bimestral

Metodologia tradicional acrescentando a interdisciplinaridade e propondo experimentos como ferramenta de auxílio

(Bonjorno);Física fundamental - 2. Grau - volume único.

Halliday Livro Fundament-os da Fisica - Halliday – 8º edição