ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM O CASO





ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM O CASO

1.      Introdução
A investigação do dinamômetro( aparelho que serve para medir a massa ) na feira livre, trazendo  para a sala de aula a importância do valor da teoria física na aplicação e utilidade em situações cotidiana. A teoria que investiga esse comportamento do dinamômetro é a Lei de Hooke que trata da elasticidade dos corpos que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação:

F = kl
          No S.I. , F em newtons, k em newton/metro e Δl em metros.
Os protagonistas que serão: o vendedor e o consumidor. Quem é que sai perdendo no momento de utilizar o dinamômetro( balança ) na pesagem. Quem lucra?.  Essa situação é enfrentada por muitos brasileiros no momento de pesagem na feira, essa questão de quem sai lucrando ou não só vai depender da mola que está diretamente relacionada pela Lei de Hooke.
2.     Desenvolvimento
Através dessa abordagem os alunos perceberão a importância das leis físicas na vida cotidiana, esclarecendo vários fatos que os cercam. Abordagem vai auxiliar o discente a ter uma visão crítica da física em relação ao cotidiano tornando a escola como exclusiva na obtenção do conhecimento científico. A percepção da ciência no cotidiano é objetivo central da atividade acompanhado da aplicação da lei física que no caso se trata da lei de Hooke que está diretamente relacionada com a deformação da mola. A questão de perder ou ganhar numa balança na feira está relacionado com a questão da mola, se a mola sofrer sua deformação máxima(limite) e a partir daí qualquer alongamento a mola não respeitaria a Lei de Looke o que provocaria o lucro para o vendedor, já que, a massa ligada a mola desceria e não respeitaria a lei de Hooke, ou seja, não teria mais um padrão como antes e matematicamente o sistema entraria em colapso.

3.     Conclusão
As dificuldades encontradas na interpretação do assunto passam a ser esclarecidas através da metodologia de caso, ajudando o aluno a direcionar sua própria aprendizagem. Hoje as balanças já são mais seguras e precisas e desenvolvidas para evitar alguns lucros por parte do vendedor deixando a pesagem um ação fiel ao par : vendedor e consumidor.